Dados da expedição

 

Distância a ser percorrida – Em torno de 49.500 km

7. Quando – Para suportar melhor o frio do Alaska e da Sibéria, a melhor época é o verão. Portanto a viagem deverá iniciar em março ou abril de 2008, para atravessar a região gelada em junho e julho.

8. Duração da viagem – De junho a setembro/2008 – 4 meses – Se as adversidades permitirem, pode-se realizar o projeto em 3 meses;

9. Traslado - Pretendo mandar minha moto, de navio, até Portugal, onde começa minha aventura. Daí seguirei pela Europa até a Rússia, depois Mongólia e China. De Ferry Boat vou para as Coréias e Japão. Do Japão mando minha moto, de avião, para Anchorage, capital do Alaska, depois Canadá, USA e México.os USA pretendo conhecer a Rodovia 66 e o Grand Kanyon, no Colorado-Arizona;

  • Brasil/Lisboa (Navio ou Avião)
  • Tóquio ou Vladivostok na Rússia para Anchorage no Alaska (Avião)
  • Cancun/Brasil– (Navio)

10. Custo – Aproximadamente US37.000,00, mais a moto, equipamentos e roupas.

11. Dificuldades – Além das dificuldades quanto a clima e assistência mecânica, as maiores são de ordem burocrática, tais como:

  • Rússia – Para o visto, o Consulado pede reserva de Hotel. Isso fica impossível, uma vez que irei percorrer, de moto, toda Rússia, de oeste (São Petersburgo) a leste (Vladivostok) num total de 10.600 km, ficando impossível prever chegada em cada cidade. Muitas vezes também irei dormir em barraca;
  • China – Não é permitida a entrada de nenhum veículo estrangeiro ao país;
  • Mongólia – Não há relação diplomática com o Brasil, o visto deve ser adquirido em Ulan-Ude - Rússia, perto do lago Baikal;
  • Japão – Nossa carteira de habilitação não é reconhecida por eles. A velocidade máxima permitida é de 60 km/h;
  • Carnet – Esse documento é exigido por alguns paises da Ásia, e não se consegue no Brasil, o Tácio me falou que, na América, é só no Canadá – Ele tem uma amigo que poderá me ajudar a conseguir esse documento;

Nota – Por causa desse tal carnet minha moto ficou na Índia, em junho de 2004.